terça-feira, 4 de setembro de 2007

Indrodução 6 - Enquadramento

Componetes: Hendson(09) Ângela(02) e Rosiene(31)
A justiça no Brasil

A justiça foi criada, para absolver ou punir, aqueles que resolverem restringi-la,
entretanto a igualdade jurídica raramente é exercida em nosso país.
Os benefíciados, no entanto, são visados para aqueles com mais condições financeiras,
e podemos usar como exemplo, o caso do promotor Thalles Ferrez
que repercutiu todo Brasil, como tem mostrado a mídia.

Um comentário:

Olívio Botelho disse...

Gostei do texto. O interessante dele é o despertar pelo senso crítico de nossa situação atual. Todavia, para ser um bom crítico, pense como que um adversário de pensamento antagônico ao seu. Vejamos:

"A justiça foi criada"
(criada? por quem? ou você queria falar Judiciário?),

"para absolver ou punir, aqueles que resolverem restringi-la" (na verdade, a justiça é um instrumento de controle social, quem tentar contrariar suas regras sofrerá as sanções cabíveis)

"entretanto a igualdade jurídica raramente é exercida em nosso país".
(depende de que igualdade jurídica caro colega, se levares o termo em strictu sensu, a igualdade jurídica é sim exercida, ela pode até não ser uma Justiça ética, mas "trata os iguais como iguais e os desiguais como desiguais, na medida de suas desigualdades", como disse Rui Barbosa. É evidente que existe o foro privilegiado [o qual abomino], contudo, existe também o "Fome Zero", a "Justiça Gratuita", entre muitas coisas que visam atender os desiguais. E não esqueça: a Justiça não está ao lado dos que dormem, por isso, capacitem-se em suas áreas, pois, quanto maior o conhecimento, mais consciência você terá de quais direitos você possui)(...)

Bem, vou parar por aqui, creio que você agora deve estar chateado com este aqui que teve a petulância de analisar seu texto, mas entenda: apenas quis ajudar,ok?

Abraços,

Olívio Netto
ex-estudante do HMM...